sábado, 30 de maio de 2009

Leitura e escrita


A aula foi embasada no texto “Processo iniciais de leitura e escrita”, de Rosineide Magalhães de Sousa que enfatizou o trabalho com rótulos, que podem possibilitar as crianças a percepção de diferentes tipos de escrita, como por exemplo a marca do produto, que além do nome trás sempre um logotipo. Devido a isto foi possível notar que a leitura de imagens é um dos primeiros processo de alfabetização, já que geram na criança um sentimento de conquista acerca da leitura sem ao menos conhecer uma única letra do alfabeto. Além disso, se percebeu a importância da valorização da ralidade dos educando, o que possibilita uma alfabetização mais interessante e significativa para as crianças.
Assim, o processo de alfabetização deve priorizar a diversidade de gêneros textuais, o que proporcionará uma alfabetização interativa e eficaz, capaz de desenvolver:

- habilidades linguísticas e cognitivas;
- compreensão na leitura;
- interpretação e memorização;
- capacidade de comparar textos novos com textos já conhecidos;
- perceber os sons da língua;
- distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como : t/d, f/v, q/g que são muito parecidos;
- estimular a pronúncia clara dos sons;
- reconhecer a ortografia das palavras.

Desta forma, a pedido do professor Ivanildo, apresentarei três atividades com alguns dos objetivos acima.

Atividade: Caixinha de fantoche
Objetivo: Desenvolver as habilidades linguísticas e cognitivas.
Perceber os sons da língua.
Idade: de 3 a 6 anos.
Desenvolvimento: Inicialmente, a professora distribuirá a turma diversas folhas xerocadas com a impressão de diferentes bonecos . Os alunos deverão pintá-los e recortá-los fixando os em um palito de picolé. Após, a turma será dividida em grupos que deverão inventar uma história. Esta história deverá ser redigida pelo professor, dependendo da maturidade cognitiva da turma. Após, este grupo deverá enfeitar uma caixa de sapato que será utilizada como cenário para a apresentação da história elaborada por meio dos fantoches pintados.

Atividade: Mural de notícias
Objetivo: Interpretar textos;
Desenvolver a compreensão na leitura;
Reconhecer a ortografia das palavras.
Idade: 4 a 6 anos.
Os alunos deverão recortar notícias de jornais e revistas que considerem interessantes. A professora, apresentará para a turma os diferentes títulos e fazer uma votação sobre a mais interessante. Após a escolha a docente lerá toda a notícia e debaterá com a turma sobre o assunto incentivando que estas reflitam sobre o assunto embasados por suas realidades. Por fim, todas as notícias serão penduradas no varal até a próxima semana.

Atividade: Mini bienal.
Objetivo: Comparar textos novos com textos já conhecidos;
Reconhecer a ortografia das palavras.
Idade: de 3 a 6 anos.
Este projeto terá duração de um mês, pois a cada semana os alunos serão apresentados a diferentes tipos de textos (contos, poesias, etc) e confeccionarão, com auxílio do professor, as suas próprias escrituras . Ao fim, todos os textos criados pelas crianças serão expostos para toda a escola e

Um comentário: