domingo, 31 de maio de 2009

tipologia e gênero textual


Foi nos proposto que fizéssemos uma pesquisa sobre tipologia e gênero textual para debate em aula.
Pois bem, Tipologia textual diz respeito a classificação dos textos, ou seja, como estes se apresentam.
Narrativa: modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.

Descrição: texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto.

Dissertação: estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias.

Exposição: apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete.

Injunção: indica como realizar uma ação; aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos.

Diálogo: materializa o intercâmbio entre personagens

Já gênero textual está relacionada às diferentes formas de expressão textual,ou seja, todos os textos produzidos, como: Contos, prosa, crônica, poesia etc.

Citei: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos

2 comentários:

  1. Pesquisa apresenta alguns elementos diferenciadores dos gêneros e dos tipos. Aprofundar estes significados, se possível. A wikipedia não é uma fonte confiável, segura. O ideal seria consultar algum texto de autores que tratam do assunto. No blog da disciplina, deixei algumas sugestões.

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  2. Ao avaliar o processo, pouco evidencia-se reflexões sobre os textos trabalhados e sobre as aulas. O propósitos e descritores seguintes devem ser observados com muita atenção:
    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;


    2.Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;


    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;


    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;


    5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;


    Além disso não atende aos descritores:

    1.Cumprimento dos propósitos gerais.


    2.Cumprimento do propósito específico.[você havia colocado e, após eu fazer uma consideração, você não os corrigiu. Por favor, repense e coloque-os aqui]

    3.Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, envio de exercícios, etc)

    4.Construção processual (ao longo do semestre)
    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;




    7.Correção lingüística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.) – Uso da língua padrão: ortografia, pontuação, concordância, regência, coesão, coerência, etc.


    8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).


    9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.

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